Padroeira

 

A Paróquia de Nova Cruz tem como padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição, titulo que também é dado como padroeira da mesma cidade. A festa em homenagem a padroeira acontece no período de 29 de novembro a 8 dezembro.

 A Igreja Católica celebra em 8 de Dezembro o dia da Imaculada Conceição de Maria Santíssima. É uma festa que se situa no início do ano litúrgico, Tempo do Advento, iluminando o caminho da Igreja rumo ao Natal do Senhor. Imaculada Conceição é um dos importantes títulos com que é venerada a Virgem Maria.

O dogma Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi proclamado pelo Papa Pio IX, em 1854, com a Bula "Ineffabilis" Deus, resultado da devoção popular aliada a intervenções papais e infindáveis debates teológicos. Nos anos 700 d.C, esta celebração já existia no oriente. Em 1570, Pio V publicou o novo Ofício e em 1708 Clemente XI estendeu a festa, tornando-a obrigatória a toda a cristandade.

Em Portugal, o culto foi oficializado por D. João IV, filho de D. Teodósio e D. Ana Velasco, primeiro rei da dinastia de Bragança. Sendo um dos feriados nacionais, de extrema importância para Vila Viçosa, uma vez que é ali que se encontra Nª. Sr.ª da Conceição.

Foi também em Vila Viçosa que D. João IV, filho dedicado e obediente da Santa Igreja e devotíssimo da Virgem da Conceição, perante a imagem de Nossa Senhora da Conceição ofereceu Portugal à Mãe Imaculada de Jesus, depondo a coroa real aos pés da Rainha do Céu que, doravante, seria também a Rainha de Portugal. A que era somente Padroeira de Vila Viçosa passou a ser Padroeira de Portugal.

Para além da coroação de Nossa Senhora da Conceição, D. João IV reconhecendo a proteção eficaz da Padroeira do Reino pela libertação do domínio francês, criou a ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. Depois desse grande momento, os reis seus sucessores, nunca mais puseram sobre a cabeça a coroa real.

Essa tradição de Reverência a Nossa Senhora da Imaculada Conceição veio para as terras brasileiras quando da colonização.

Em Nova Cruz uma mulditão de fiéis devotos da Imaculada Conceição participam da Procissão com a imagem centenária pelas principais ruas da cidade e logo em seguida, celebram a tradicional Missa de encerramento da Festa da padroeira.

CURIOSIDADE

Nossa Senhora da Conceição da porta

 Imagem de Nossa Senhora da Conceição da Porta existente até hoje na Matriz

Uma curiosidade que poucos na Paróquia sabem, mas que ocorreu verdadeiramente, é a história da Imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição que se situa na Porta (à direita) de fronte a Imagem de Jesus Morto (à esquerda) da nossa Matriz. Conta a tradição que esta Imagem, que inicialmente se situava no Altar Mor, tendo em vista da chegada de uma Imagem maior, fora trocada e colocada na Sacristia da Matriz. Um Vigário encontrando esta antiga imagem na Sacristia mandou que ela fosse conduzida para a Capela do Cemitério. O povo não gostou disso e em certa ocasião, às altas horas da noite, um anônimo, provavelmente acompanhado, entrou no Cemitério e retirou a Imagem, trazendo-a para a porta da frente da Matriz. Pela manhã o povo se alegrou com a visão da Imagem em seu local de origem. Dado isso, pela alegria da volta da Imagem, a população fez ali um Altar para abrigá-la e a mesma passou a ser chamada NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA PORTA.

(Info: Secretaria Paroquial)